As férias são uma excelente oportunidade para se experiênciar intensamente um campo de férias.
Quantos pais se vêem absorvidos com a planificação das extensas férias letivas das suas crianças, não descurando a sua segurança, mas proporcionando-lhes vivências fantásticas e inesquecíveis.
Os campos de férias são normalmente sinónimo de felicidade e bem-estar das crianças, onde o espírito dominante é aprender a conviver e alargar horizontes.
As atividades são sempre orientadas e acompanhadas por profissionais com formação específica e vão desde os tradicionais jogos (caça ao tesouro, jogos de orientação e de estratégia) às atividades desportivas mais radicais, passando pelos desportos náuticos) sempre com a natureza como pano de fundo, sendo que a televisão e o computador não constam normalmente de nenhum programa de divertimento.
Para os adolescentes, a primeira opção poderá passar por escolher os mesmos destinos de férias, com os amigos de sempre, mas aceite a aventura, raramente regressam dos campos arrependidos.
É certo que prescindirão do mimo dos pais e do conforto das suas casas, mas os ganhos no desenvolvimento integral é inquestionável, além de reforçar qualidades intrínsecas como a coragem, a solidariedade e a entreajuda.
Para os pais, pode até ser angustiante. Mas no final, as conquistas em maturidade, confiança e autonomia são compensadores do investimento financeiro do orçamento familiar.
Em resumo, em poucos dias, liberdade e responsabilidade num treino intensivo com garantia de memórias inesquecíveis para a vida inteira.
Sofia Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário