Sim, Sra. Dra. (2009)
Sofia Almeida
Este Blogue pretende ser uma janela aberta e dinâmica a todos os que se interessam por temáticas relacionadas com Famílias e Educação Parental.
O objetivo principal será dar algum suporte teórico e empírico aos pais através da publicação de artigos de opinião da minha exclusiva responsabilidade pessoal, abrindo as portas ao esclarecimento de dúvidas e à troca de opiniões, relativamente comuns aos educadores parentais.
Mais do que partilhar convosco inquestionáveis verdades científicas, pretendo partilhar a minha visão pessoal e as minhas experiências profissionais, na expectativa de que possam contribuir para um maior conhecimento destas temáticas.
Sermos pais é uma das tarefas mais difíceis e exigentes da nossa vida. Não sabemos o que nos reserva e gostávamos de ter uma espécie de guia de viagem orientadora das nossas decisões quotidianas, por mais simples que nos pareçam no momento.
Quantos de nós, pais, temos por vezes o sentimento de que “caminhar por trilhos desconhecidos enche os nossos corações de inseguranças”.
Naturalmente, não vos saberei dizer o que encontrareis no vosso caminho, mas posso, pelo menos, tentar ajudar nessa longa caminhada.
Por vezes, a solução poderá passar por desinstalarmo-nos do que julgamos saber, saindo das nossas visões parciais, e disponibilizarmo-nos para aprender a fazer novas leituras da nossa realidade.
Peço-vos, portanto, uma postura aberta à reflexão conjunta, por forma a redirecionarmos os nossos conhecimentos.
Certamente, algumas destas reflexões poderão fazer mais sentido a uns do que a outros. Não somos todos iguais. Uns mais atentos, outros menos conscientes da sua importância na vida dos filhos.
Cada vida tem uma história e entendo que devemos dar um pouco do nosso tempo, por pouco tempo que tenhamos, para ouvirmos as histórias dos outros. “Abri, pois, os vossos corações e comtemplai os corações dos outros.”
Chamo-me Helena Sofia Pires de Almeida Catarino, sou mãe de três crianças que são o meu orgulho e o meu maior legado.
Grande parte da minha formação académica e profissional dos últimos anos foi na área de famílias e toxicodependência.
Em 1997 licenciei-me em Serviço Social, ramo de especialização em Aconselhamento; em 2002 concluí o curso de Mestrado em Famílias e Sistemas Sociais, em 2007 concluí o Curso de Intervenção Sistémica Familiar e em 2012 realizei a formação FORGEP (Gestão em Administração Pública).
Também ao nível profissional, as minhas experiências de trabalho se focalizaram em ambas as temáticas de famílias e toxicodependência. Começaram desde logo ao nível do tratamento de toxicodependentes em regime de internamento prolongado na Comunidade Terapêutica “Encontro” (Caritas de Coimbra) e posteriormente exerci funções no Centro de Atendimento a Toxicodependentes de Aveiro.
Desde 2001, trabalho na Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência do distrito de Aveiro (CDT de Aveiro). Estas Comissões iniciaram funções com a entrada em vigor da Lei 30/2000 de 29 de novembro, mais conhecida pela Lei da Descriminalização do consumo de drogas em Portugal. Visam o processamento das contraordenações por posse , consumo e aquisição para consumo próprio de estupefacientes e psicotrópicas não prescritas, na medida em que tendo deixado de ser considerado crime, continua a ser ilegal e punido num registo contraordenacional, sob o lema “antes tratar do que punir”.
Sofia Almeida
12/12/2012
12/12/2012